Recentemente foram anunciados os vencedores do International Wildlife Center (IWC), um concurso internacional de ideias para estudantes e jovens arquitetos organizado pelo Arquideas que buscava propostas para um centro de visitantes e alojamento para turistas e voluntários no Parque Nacional Kruger, a maior reserva natural da África do Sul.
O júri, composto por Nathalie de Vries (MVRDV), Felipe Assadi, Federico Soriano, Sol Madridejos e os vencedores do concurso NOA América do Sul, premiou três propostas e concedeu cinco menções honrosas.
Conheça, a seguir, os projetos premiados.
TERCEIRO LUGAR
Proposta: Heat-Wind-Hang
Equipe: Daniel Guerra, Ander Ibarra Paniagua, Gonzalo de Lucas Moratilla e Julio Salas Rodríguez
Universidade: Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Espanha
Do júri: Uma aproximação criativa e sensível para com o problema e o local. Não se intervém no lugar pois se julga que edifícios não são necessários. A equipe, contudo, propõe uma estrutura-mirante móvel e leve, que pode seguir um percurso pré-definido sem a necessidade de infraestruturas que interfiram na paisagem.
Valoriza-se a possibilidade de movimento da proposta, que permite a proximidade com os pontos de atração através de uma intervenção delicada e pouco invasiva.
SEGUNDO LUGAR
Proposta: *sem nome*
Equipe: Francisco Aviles, Juan Rucandio San José, Manuel González Ausín e Carlos Rubio Lorca
Universidade: Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad de Navarra, Espanha
Do júri: Intervenção formalista que busca um lugar apropriado para uma ideia prévia, preconcebida e com grande caráter emblemático.
Valoriza-se a compreensão espacial da savana africana, onde a altura em relação ao horizonte é fundamental para o entendimento dos ciclos de vida.
PRIMEIRO LUGAR
Proposta: WALK!
Equipe: Ana Sequeiros Gómez, Ana Martínez Pardo, Concha García Rodríguez e Javier Torres Navarro
Universidade: Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Espanha
Do júri: Encontramo-nos frente a um projeto elegante e ousado, que, de forma clara e simples, cria uma experiência nova para aqueles que visitam a região.
A proposta questiona uma problemática real que consiste em percorrer e observar a paisagem sem interferir nela. O projeto cria uma plataforma para que o visitante possa ver além de seu entorno imediato, quase sem intervir no solo, e propõe uma estrutura etérea, leve e esbelta que, no futuro, se integrará à paisagem.
Veja as propostas premiadas com menção honrosa na galeria de imagens abaixo.